
AFIURJ
DIRETRIZES METODOLÓGICAS
A AFIURJ tem como objetivo realizar cursos para capacitar, aperfeiçoar, atualizar, instruir, treinar e nivelar o conhecimento dos servidores e profissionais nas mais diversas áreas de ensino. A proposta metodológica adotada segue as seguintes diretrizes:
- Nortear a concepção, a criação e a produção dos conhecimentos a serem trabalhados no curso, de forma que contemplem e integrem os tipos de saberes reconhecidos como essenciais às sociedades do Século XXI: os fundamentos teóricos e os princípios básicos dos campos de conhecimento; as técnicas, as práticas e os fazeres decorrentes; e o desenvolvimento das aptidões sociais ligadas ao convívio ético e responsável.
- Promover a permanente instrumentalização dos recursos humanos envolvidos no domínio dos códigos de informação e comunicação, bem como suas respectivas tecnologias, além de estimular o desenvolvimento do pensamento autônomo, da curiosidade e da criatividade.
- Selecionar temas e conteúdos que reflitam prioritariamente os contextos das realidades vividas pelos estudantes, nos diferentes espaços de trabalho e nas esferas local e regional.
- Adotar um enfoque pluralista no tratamento dos temas e conteúdos, recusando posicionamentos unilaterais, normativos ou doutrinários.
- Nortear as atividades avaliativas da aprendizagem segundo uma concepção que resgate e (re)valorize a avaliação enquanto informação e tomada de consciência de problemas e dificuldades, com o objetivo de resolvê-los.
Em síntese, as diretrizes dos cursos devem oportunizar uma formação que privilegie competências profissionais, sociais e políticas, baseadas nos aspectos técnico-científicos, condizentes com as exigências contemporâneas.
Objetivando enriquecer a formação dos alunos, estão previstas a realização de atividades complementares ao longo do curso, tais como visitas in loco para verificação de situações-problema; manuseio de documentação; ciclos de palestras, conferências e seminários, entre outros. Constituem atividades complementares ao curso a participação em eventos científicos, visitas técnicas a organizações e entidades públicas, desenvolvimento de estudos de caso, realização de workshops e colóquios sobre a temática, produção de artigos científicos e publicação em revistas digitais e impressas, participação em listas de discussão virtual destinadas a fomentar as trocas de experiências e conhecimentos entre estudantes e professores do curso de especialização, e participação em atividades de extensão universitária e oficinas temáticas.